felipestanque-blogger@yahoo.com.br
Skype: felipe.stanque
+ artigos de Fotografia
Você não precisa ter aquela câmera super sofisticada para registrar ótimas fotos de objetos ou pessoas em movimento. O importante é conseguir "congelar" o seu alvo principal e destacar ele do entorno. O termo "panning" vem do inglês, e se refere à palavra panorama. Neste caso, é um "panorama em movimento" (por isso o gerúndio do termo).
;-)
Observe as imagens a seguir. Veja que o assunto principal das fotos aparece congelado. O fundo fica borrado, com a impressão de "arrasto". O skatista da foto parece que estava passando muito rápido, mas na verdade ele estava deslizando lentamente frente à minha lente. Os carros estavam a menos de 40 km/h mas, olhando a foto, você diria que estavam muito mais velozes....
Fotos registradas durante as aulas de fotografia que eu ministro (foram registradas por mim e por alunos meus enquanto eu passava a técnica do panning para uso em esportes de velocidade e outras situações).
O segredo para fotos deste tipo é simplesmente movimentar a câmera para acompanhar o movimento do alvo. É preciso um pouco de "ginga" e de treino. Você deve girar o quadril e clicar quando o alvo passar bem na sua frente, perpendicular a você.
Se você tem uma câmera que permite ajuste de tempo de exposição (ou seja, ajuste de velocidade do obturador) regule o tempo para 1/30 de segundo. Esse tempo permitirá que o efeito de "arrasto" do fundo seja bem evidente. Evite tempos mais curtos como 1/60 ou 1/125 de segundo, pois estes não não permitirão que o fundo fique borrado. O importante no panning é a estética da velocidade e o destaque para o motivo principal.
Caso sua câmera permita o disparo contínuo sequencial de muitas fotos por segundo (modo "burst"), ative este recurso. Assim que o alvo se aproximar, dispare sem parar acompanhando o movimento dele.
Se sua câmera também permitir o ajuste de foco manual, então já deixe o foco ajustado extamente para o lugar bem na sua frente aonde o objeto irá passar. Se puder, desative o foco automático -o problema de deixar a câmera no foco automático é que ela pode demorar demais para conseguir foco no objeto em movimento e, assim, você pode acabar perdendo a foto (e o alvo já foi embora quando a câmera finalmente registrar...)
Ou seja, o panning é uma técnica primordialmente manual. Fique a postos e deixe sua câmera pronta para disparar, ajustada com
- foco manual,
- tempo de exposição de 1/30 segundo e
- no modo burst.
É muito divertido e simples.
Abraço amigo!
©2012 Felipe Stanque Machado Junior