HOME    AGENDA    COLUNAS    GATAS    CONTRATE O SITE   CONTATO
Carregando Carregando Carregando

Colunas

» Felipe S. Machado Junior
Felipe S. Machado Junior
Professor universitário de fotografia e design para graduação e pós-graduação. Coordenador do Curso de Design e do Curso de Pós-graduação em Design e gestão da Marca: Branding da Unochapecó. Consultor técnico sobre câmeras e equipamentos fotográficos, fanático por Photoshop.

felipestanque-blogger@yahoo.com.br

Skype: felipe.stanque
+ artigos de Fotografia

Maycon Tormen
Automotivo
Maycon Tormen
Leonardo Radin
Chapecoense
Leonardo Radin
Felipe Vendruscolo e Francini C. Martins
Dra. Grasiela Bonfanti
Estética e Saúde Bucal
Dra. Grasiela Bonfanti
Tatiane Alves
Fatos & Relatos
Tatiane Alves
Josi Vizzotto
Make Up
Josi Vizzotto
Douglas Foschiera
Música Sertaneja
Douglas Foschiera
Clic Notícias
Notícias
Clic Notícias
Ana Paula Bolis Bassani
Rock 'n' Roll Indie
Ana Paula Bolis Bassani
Pahola B. Cassol
Sustentabilidade no dia-a-dia
Pahola B. Cassol
Arthur Rogoski Gomes
Regiane Dalarosa
Tendências em Acessórios
Regiane Dalarosa

Fotos em movimento com a técnica de (18/11/2012)

Fotos em movimento com a técnica de

Você não precisa ter aquela câmera super sofisticada para registrar ótimas fotos de objetos ou pessoas em movimento. O importante é conseguir "congelar" o seu alvo principal e destacar ele do entorno. O termo "panning" vem do inglês, e se refere à palavra panorama. Neste caso, é um "panorama em movimento" (por isso o gerúndio do termo).
;-)

Observe as imagens a seguir. Veja que o assunto principal das fotos aparece congelado. O fundo fica borrado, com a impressão de "arrasto". O skatista da foto parece que estava passando muito rápido, mas na verdade ele estava deslizando lentamente frente à minha lente. Os carros estavam a menos de 40 km/h mas, olhando a foto, você diria que estavam muito mais velozes....

 

          

Fotos registradas durante as aulas de fotografia que eu ministro (foram registradas por mim e por alunos meus enquanto eu passava a técnica do panning para uso em esportes de velocidade e outras situações).

 

O segredo para fotos deste tipo é simplesmente movimentar a câmera para acompanhar o movimento do alvo. É preciso um pouco de "ginga" e de treino. Você deve girar o quadril e clicar quando o alvo passar bem na sua frente, perpendicular a você.

Se você tem uma câmera que permite ajuste de tempo de exposição (ou seja, ajuste de velocidade do obturador) regule o tempo para 1/30 de segundo. Esse tempo permitirá que o efeito de "arrasto" do fundo seja bem evidente. Evite tempos mais curtos como 1/60 ou 1/125 de segundo, pois estes não não permitirão que o fundo fique borrado. O importante no panning é a estética da velocidade e o destaque para o motivo principal.

Caso sua câmera permita o disparo contínuo sequencial de muitas fotos por segundo (modo "burst"), ative este recurso. Assim que o alvo se aproximar, dispare sem parar acompanhando o movimento dele.

Se sua câmera também permitir o ajuste de foco manual, então já deixe o foco ajustado extamente para o lugar bem na sua frente aonde o objeto irá passar. Se puder, desative o foco automático -o problema de deixar a câmera no foco automático é que ela pode demorar demais para conseguir foco no objeto em movimento e, assim, você pode acabar perdendo a foto (e o alvo já foi embora quando a câmera finalmente registrar...)

Ou seja, o panning é uma técnica primordialmente manual. Fique a postos e deixe sua câmera pronta para disparar, ajustada com
  - foco manual,
  - tempo de exposição de 1/30 segundo e
  - no modo burst.
É muito divertido e simples.

Abraço amigo!

 

 

Felipe Stanque Machado Junior
Expert em tratamento de imagens digitais 
Professor de Fotografia e Design/Desenho industrial 
 

©2012 Felipe Stanque Machado Junior

 

 

 


Postado em 18/11/2012 por Felipe S. Machado Junior
Clic-Chapeco.com.br - Todos os direitos reservados