HOME    AGENDA    COLUNAS    GATAS    CONTRATE O SITE   CONTATO

Colunas

» Felipe S. Machado Junior
Felipe S. Machado Junior
Professor universitário de fotografia e design para graduação e pós-graduação. Coordenador do Curso de Design e do Curso de Pós-graduação em Design e gestão da Marca: Branding da Unochapecó. Consultor técnico sobre câmeras e equipamentos fotográficos, fanático por Photoshop.

felipestanque-blogger@yahoo.com.br

Skype: felipe.stanque
+ artigos de Fotografia

Maycon Tormen
Automotivo
Maycon Tormen
Leonardo Radin
Chapecoense
Leonardo Radin
Felipe Vendruscolo e Francini C. Martins
Dra. Grasiela Bonfanti
Estética e Saúde Bucal
Dra. Grasiela Bonfanti
Tatiane Alves
Fatos & Relatos
Tatiane Alves
Josi Vizzotto
Make Up
Josi Vizzotto
Douglas Foschiera
Música Sertaneja
Douglas Foschiera
Clic Notícias
Notícias
Clic Notícias
Ana Paula Bolis Bassani
Rock 'n' Roll Indie
Ana Paula Bolis Bassani
Pahola B. Cassol
Sustentabilidade no dia-a-dia
Pahola B. Cassol
Arthur Rogoski Gomes
Regiane Dalarosa
Tendências em Acessórios
Regiane Dalarosa

Deixe seu retrato bonito usando o zoom! (25/09/2012)

Quer sair atraente nas fotos para o seu facebook e fazer novos admiradores com retratos que valorizem a beleza do seu rosto? Neste artigo eu passo uma dica interessante, em especial, para os donos de pequenas câmeras fotográficas digitais que gostam de fazer auto-retratos para postar nas redes sociais.

Nos cursos de fotografia que eu ministro, um dos primeiros fundamentos ensinados é sobre como produzir belos auto-retratos usando câmeras fotográficas comuns, como aquelas pequenas câmeras digitais tão pequenas que cabem no bolso. Dentre as dicas, explico que um jeito fácil e rápido de fazer você e seus amigos aparecerem mais bonitos nos retratos é o uso do zoom adequado para fotografar os rostos das pessoas. Essa é uma das técnicas básicas que os fotógrafos profissionais conhecem bem, mas que a maioria dos leigos no assunto desconhecem.

A dica

No geral as câmeras fotográficas digitais têm os botões W e T para controle do zoom. O botão W (indica "wide" ou "ângulo amplo, largo") leva para distâncias focais menores (ou seja, diminui o zoom) e T (indica "tele" ou "distante") aumenta o valor da distância focal (aumenta o zoom). Assim, para fotos mais bonitas, sem distorcer os rostos das pessoas, use aproximadamente metade do zoom da sua pequena câmera. Pronto! Observemos as os retratos registrados pelo fotógrafo Benjamin Bailey com diferentes distâncias focais (seriam diferentes intensidades de zoom, digamos assim) em:

http://benjamindbailey.com/blog/shooting-with-zoom-for-portraits/

Outros exemplos de distorção em retratos pelas diferenças na distância focal são trazidos pelo fotógrafo Miroslav Potić:

https://professionalshoot.wordpress.com/2014/09/19/choosing-lens/

 

Mais explicações em vídeo, por Michael Zhang, do PetaPixel: 
 

 


A explicação técnica


As câmeras fotográficas amadoras (chamadas também de "apontar e disparar" -"point-and-shot") de hoje têm um recurso na lente chamado zoom, que é a capacidade de modificarmos a distância focal, ou seja, modificarmos o fator de aproximação das lentes (o nome técnico da lente é "objetiva"). Por exemplo: a câmera da figura abaixo, uma Nikon com zoom de 5 vezes (5x) possui distância focal máxima 5 vezes maior que a distância focal mínima, ou seja, que varia de 4,6 mm até 23 mm. Mas está é uma câmera de bolso com lentes super diminutas e com um micro sensor repleto de megapixels. Se fosse uma câmera daquelas que usam rolinhos de filme 35mm, as distâncias focais máxima e mínima dela resultariam em um zoom que variaria de 28 mm até 140 mm.


O fato é que todas as câmeras fotográficas -as que usam filme e os modelos digitais- imitam o funcionamento do olho humano. No entanto, se nossos olhos fossem câmeras, ele teriam distância focal de aproximadamente 42 mm. Assim, para que em suas fotos apareçam rostos com aspecto natural, você deve ajustar a câmera para imitar a distância focal do seu olho, ou mesmo utilizar distâncias focais maiores (aplicar um bom zoom na lente). Distâncias focais pequenas (pouco zoom) na câmera resultarão em rostos distorcidos, como se estivessem sendo observados por meio da lente de um "olho mágico" de uma porta, ou dentro de "bola de cristal".

Dica final: não exagere no zoom! Aproximadamente metade do zoom já serve, ok? As fotos podem não sair boas se você levar o zoom da sua câmera ao extremo, borradas e granuladas por diferentes motivos. Mas a explicação disto já seria assunto técnico para um próximo artigo.

Abraço amigo, e boas fotos!

 

Felipe Stanque Machado Junior
Expert em tratamento de imagens digitais 
Professor de Fotografia e Design/Desenho industrial 




________________________
Fonte da imagem da câmera Nikon S2600: Nikon do Brasil Ltda, do website da empresa.

 ©2012 Felipe Stanque Machado Junior

 


Postado em 25/09/2012 por Felipe S. Machado Junior
Clic-Chapeco.com.br - Todos os direitos reservados