HOME    AGENDA    COLUNAS    GATAS    CONTRATE O SITE   CONTATO

Colunas

» Douglas Foschiera
Douglas Foschiera
Músico, professor, compositor, shows, workshop de música instrumental. Escreve sobre música sertaneja.
doug.acoustic@hotmail.com
+ artigos de Música Sertaneja
Maycon Tormen
Automotivo
Maycon Tormen
Leonardo Radin
Chapecoense
Leonardo Radin
Felipe Vendruscolo e Francini C. Martins
Dra. Grasiela Bonfanti
Estética e Saúde Bucal
Dra. Grasiela Bonfanti
Tatiane Alves
Fatos & Relatos
Tatiane Alves
Felipe S. Machado Junior
Josi Vizzotto
Make Up
Josi Vizzotto
Clic Notícias
Notícias
Clic Notícias
Ana Paula Bolis Bassani
Rock 'n' Roll Indie
Ana Paula Bolis Bassani
Pahola B. Cassol
Sustentabilidade no dia-a-dia
Pahola B. Cassol
Arthur Rogoski Gomes
Regiane Dalarosa
Tendências em Acessórios
Regiane Dalarosa

Mistura sertaneja (26/07/2012)

Mistura sertaneja

A música em si nunca foi pura, sempre se mistura e se desenvolve, não seria diferente com a música sertaneja, mas o que se tornou a música sertaneja hoje em dia? Até que ponto pode se dizer que ainda há sertanejo em sua essência? Aquele sertanejo do interior, duas vozes, vocais em terça, temas românticos.

Tudo começa com o ritmo do sertão,"Sertanejo denomina-se música do sertão", onde encontra-se o xaxado, martelo agalopado, samba de roda, baião, xote, forró, Axé e frevo, dentre outros ritmos. Mas o sertanejo do qual vamos abordar, é o herdeiro da moda de viola e da música caipira, que se caracteriza por canções com traços melancólicos e simplórios inicialmente encontrados nos interiores de eixo de São Paulo e Minas Gerais.

Hoje o sertanejo pode ser dividido em 3 subgêneros principais:

*Sertanejo de raiz onde se encontram duplas como: Tonico e Tinoco, Chico Rey e Paraná, Milionário e José Rico...

*Sertanejo romântico onde se encontram duplas como: Bruno e Marrone, Chrystian e Ralf, Leandro e Leonardo...

*Sertanejo universitário onde se encontram duplas como: Fernando e Sorocaba, Jorge e Mateus, Munhoz & Mariano...

A música sertaneja misturando-se a vários outros ritmos passando por constantes transformações. O sertanejo universitário por exemplo, surgiu com a levada pop e então passou a mudar de acordo com o mercado, a música de levada country, dançante de vaneira, o agito do axé, a mistura com o pagode, a batida do funk, e agora com a febre do arrocha. Todas essas tendências duram pouco tempo, mas garantem a permanência do sertanejo universitário no topo das músicas mais tocadas nas rádios.

Dominando a linha de frente do mercado nos dias atuais está o sertanejo universitário. As opiniões sobre esse gênero estão divididas, muitas vezes entram em conflito, os críticos afirmam que é a "modinha que não quer passar", outros vem como uma apelação e degradação da música sertaneja que antes era romântica. Eu, por outro lado, vejo como uma forma animada e descontraída de diversão, afinal, quem é que não merece uma folga do seu dia-a-dia?

Já passamos por toda a roda de misturas possíveis, o que vem depois do arrocha no sertanejo universitário eu não posso afirmar, mas acredito que volte o pop e romantismo, assim o ciclo esteja todo por recomeçar. Visto que se sobressai o mais inovador, atingindo assim um público muito lucrativo: o público jovem. Hoje em dia o sertanejo domina o mercado, seria então possível dizer que o sertanejo é um gênero popular brasileiro da nova geração.


Postado em 26/07/2012 por Douglas Foschiera
Clic-Chapeco.com.br - Todos os direitos reservados